Notícia
09/01/2008 12:07
tamanho do texto

Montadoras se inspiram no mundo da moda e inovam

por Gazeta Mercantil - Wagner Oliveira

A moda é um dos pilares culturais que montadoras mais lançam mão como estratégia de marketing para se manter na vanguarda. No Brasil e no mundo, fabricantes associam produtos a grifes e estilistas famosos na busca de uma imagem de respeito e conceito. No último Salão do Automóvel de São Paulo, a maior parte dos expositores abriu seus estandes e lounges para tentar vincular a criação de roupas ao desenvolvimento dos carros. Para muito consumidor, o automóvel representa parte de sua vestimenta, já que de certa forma, a máquina acaba refletindo a sua própria imagem - daí a importância do design.

Aproveitando esta tendência, a Mercedes-Benz realiza na próxima segunda-feira a segunda edição do evento Top Night Mercedes-Benz 2008. Não por acaso, o evento, à noite na Casa Fasano, acontece dois dias antes da abertura oficial da São Paulo Fashion Week, semana de moda que já integra o calendário mundial, atrás de Nova York, Paris e Milão. A Mercedes-Benz também patrocina outros eventos grandiosos mundo afora, semanas de moda nos Estados Unidos e na Alemanha. A idéia é reforçar a atuação da marca também no Brasil.

"A moda e o esporte são duas das atividades sobre as quais a Mercedes-Benz apóia a construção de uma imagem premium", afirma a diretora de marketing da montadora, Tânia Silvestri. "Por isso, queremos reforçar cada vez mais este conceito no Brasil." Todos os carros comercializados pela marca no País são importados. No Brasil, a Mercedes é líder na venda de veículos de luxo, batendo outras concorrentes alemãs como a Audi e a BMW.

O evento da próxima segunda-feira segue os padrões internacionais. "O Top Night foi elaborado para reunir o que há de mais sofisticado no mundo da alta moda e dos automóveis de luxo", afirma a diretora de marketing da Mercedes-Benz. "A moda persegue os mesmos objetivos das montadoras: glamour, sofisticação, fascinação e modernidade."

Pelo segundo ano consecutivo, o fotógrafo Luiz Tripolli, um dos profissionais mais renomados do cenário fashion, e a editora de moda Regina Guerreiro foram convidados pela Mercedes como curadores do Top Night.

Nesta edição, a Mercedes-Benz fez uma homenagem às mulheres e elegeu dez personalidades, entre cantora, artista, artista plástica, promoter, estilista e apresentadora de TV. São elas: Guilhermina Guinle, Maria Rita, Laura Wie, Julia Petit, Fernanda Barbosa, Carolina Pastore, Sabrina Parlatore, Bia Dória, Cris Barros, Beatriz e Branca Ferez (as gêmeas do nado sincronizado).

As imagens apresentam as personalidades vestindo marcas internacionais como, por exemplo, Prada, Chanel, Dior, Donna Karan entre outras, e ao lado de dez modelos de veículos da Mercedes-Benz. "Busquei uma harmonia entre os dois elementos, modelo e carro. A idéia não era destacar personagem ou o carro. O resultado ficou muito bom", orgulha-se Tripolli de seus cliques. O trabalho será exibido em preto-e-branco. "É uma forma de as fotografias perdurarem."

Entre os carros usados no ensaio fotográfico com as personalidades, estão ícones da marca, como o CLS, cujas formas fundem as linhas de um cupê e um sedã. O CLS tem três opções de motorização, V6, V8 e V8 AMG. O motor mais fraco tem 272 cavalos, a 6.000 rpm. O mais forte é o CLS 63 AMG, com 514 cavalos, a 6.800 rpm. O carro tem velocidade limitada eletronicamente em 250 km/ h. Ele faz de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. Há fotos com os sedãs Classe C, E a sofisticada S, um dos modelos top de linha. Também há imagens com o esportivo SLK, um roadster dos veículos mais admirados da marca.

Diferentemente do ano passado, as fotografias são apresentadas durante a Top Night em vários formatos. Haverá imagens em quadros, cartazes e formas digitais. As dez personalidades estarão presentes, assim como clientes vips da marca. O encontro pretende também ser uma prévia da São Paulo Fashion Week, reunindo várias personalidades que atuam no meio. Depois da Casa Fasano, os trabalhos serão exibidos pelo País em eventos regionais pela Mercedes-Benz.

Além da Mercedes, a Citroën também já teve um forte vínculo com a moda. A montadora francesa chegou a ter um C3 com a grife do estilista Ocimar Versolatto, que ficou sócio de diretores da marca. A sociedade terminou e o modelo, que era vendido como top de linha, foi descontinuado.

Para divulgar a Meriva Easytronic, a GM criou uma campanha publicitária baseada no universo feminino. O carro tem um câmbio em que não é preciso o pedal da embreagem para a troca de marchas. A transmissão é parecida com a automática, mas tem mecanismos e modo de condução diferentes. A caixa facilita o uso do carro na trânsito congestionado, principalmente para as mulheres, maior público consumidor da minivan da GM.

Uma coleção de jeans com peças exclusivas para o lançamento do Meriva Easytronic que trouxesse o conceito de versatilidade foi criada. Uma das peças publicitárias mostra uma calça jeans resinada que se transforma em saia por meio de zíperes que se abrem, soltando as pernas e deixando surgir uma minissaia. A jaqueta jeans vira colete, ou tira-e-põe o capuz, também com zíperes. Um uso que ressalta a versatilidade - parceria da GM com a prestigiada marca feminina carioca Maria Bonita Extra.


Versão para Impressão      Enviar por email
Comentários
COMENTE
Conteúdo Relacionado
Economia

Crise não afetou exportações do setor da moda do RJ, diz Firjan (15/01/2009 14:00)
InfoMoney

Banco do Brasil financiará compras de automóveis em até 36 meses (27/10/2008 12:00)
InfoMoney

Conta de luz deve ficar mais cara em 2009 e 2010 (15/08/2008 10:00)
InfoMoney

Empresas exportam US$ 16,25 milhões no Rio Fashion Business (17/06/2008 10:00)
InfoMoney

Grifes apostam em tecnologia e artesanato nos desfiles da Fashion Rio (08/01/2008 15:00)
Gazeta Mercantil - Iesa Rodrigues

Mais Economia

Inovação

Empresas de pequeno porte aumentam demanda por design (11/09/2008 14:00)
Agência Sebrae

Consumidor poderá comparar automóveis e escolher modelo menos poluente (17/07/2008 13:00)
InfoMoney

Brasil vai sediar pela primeira vez evento de design (11/02/2008 15:00)
InfoMoney

Pólo de confecção de Nova Friburgo homenageia cinema brasileiro (09/01/2008 15:00)
Agência Sebrae

Mais Inovação

Mercado

Com design original e qualidade, calçados paraibanos ampliam mercado (05/07/2010 12:00)
Agência Sebrae

Crise econômica prejudica as vendas e salões de automóveis em vários países (02/02/2009 11:00)
InfoMoney

Crise não afetou exportações do setor da moda do RJ, diz Firjan (15/01/2009 14:00)
InfoMoney

Janeiro é o mês da moda em São Paulo (14/01/2009 17:00)
Canal Executivo

Banco do Brasil financiará compras de automóveis em até 36 meses (27/10/2008 12:00)
InfoMoney

Mais Mercado

Micro e pequenas

Com design original e qualidade, calçados paraibanos ampliam mercado (05/07/2010 12:00)
Agência Sebrae

Empresas de pequeno porte aumentam demanda por design (11/09/2008 14:00)
Agência Sebrae

Sebrae vai premiar melhor trabalho de design desenvolvido para micro e pequenas empresas (08/08/2008 16:00)
Agência Sebrae

Brasil vai sediar pela primeira vez evento de design (11/02/2008 15:00)
InfoMoney

Couromoda vai ditar as tendências do setor calçadista em 2008 (10/01/2008 11:00)
Agência Sebrae

Mais Micro e pequenas

Newsletter

Receba as principais novidades por e-mail.


Indicadores

Dólar Comercial
21.05.2012 15:15

Compra 2.0420
Venda 2.0440
Ibovespa +2.68
14:52 55975

Mais Indicadores