Reportagens
09/05/2008 08:47
tamanho do texto

Por que a loja vizinha deu certo?

por Claudio Czapski

Uma grande rede de supermercados decide abrir uma loja bem próxima de outra, no mesmo bairro, com praticamente os mesmos serviços e sortimento. Os dois estabelecimentos estão situados em áreas nobres, com consumidores de alto poder aquisitivo. No entanto, a grande surpresa – negativa, por sinal – é descobrir que, enquanto uma ia de vento em popa, a outra não conseguia se firmar. Por quê? Qual o erro cometido, já que ambas oferecem iguais serviços e mix de produtos? A resposta fundamental para a questão está no desconhecimento dos perfis específicos dos clientes de cada unidade, como renda, nível educacional, hábitos, estilo de vida, valores pessoais ou faixa etária.

De fato, no exemplo acima, apesar de as unidades estarem localizadas na mesma região geográfica e atender clientela com o mesmo poder de compra, critério comumente e muitas vezes o único levado em conta pelos varejistas para definir as estratégias comerciais, uma recebe pessoas de faixa etária mais alta, cujas expectativas e necessidades eram plenamente atendidas. Em contrapartida, o público da loja que não vai bem é de jovens, com predileção por bebidas isotônicas, jogos eletrônicos, produtos esportivos etc., que não estavam disponíveis para compra. Encontrado o problema, foram feitas adaptações e o faturamento cresceu substancialmente.

“O exemplo real acima é uma clara demonstração de que não apenas as grandes redes do varejo, mas principalmente os pequenos e médios supermercadistas devem constantemente pesquisar, analisar e identificar o perfil detalhado de seus clientes”, explica Claudio Czapski, superintendente da Associação ECR Brasil. Ou seja, é necessário saber para quem se está vendendo. Não é à toa que esteja tão em voga o conceito de clusterização, derivado da palavra de origem inglesa cluster, que significa aglomerado, grupo e que consiste da adequação do sortimento, atendimento e serviços de cada loja aos diferentes grupos de consumidores.

Na prática, o conceito é muito utilizado atualmente para identificar o perfil de determinado agrupamento de clientes, de acordo com características como renda, valores, estilo de vida, faixa etária e escolaridade. Outros atributos como hábitos de consumo e fluxo em determinados horários do dia ou períodos da semana permitem conhecer os costumes e comportamentos do público.“Qualquer supermercadista, independentemente do tamanho, pode se beneficiar da clusterização, como meio de padronização e de diferenciação, tendo como ganho direto o aumento da competitividade”, diz Lílian Regina Barreto Pereira, do Grupo Pão de Açúcar. Ela explica que o supermercadista deve ter parâmetros claros para determinar o sortimento adequado para cada unidade ou grupo de lojas, levando em conta aspectos como regionalidade, perfil sócio-econômico ou comportamental (compra de passagem, para reabastecimento etc.) e tamanho.

Antes, porém, de estabelecer as mudanças é necessário definir quais delas terão impacto significativo na avaliação que os clientes têm do estabelecimento. “O atrelamento de margem de preço, sortimento e serviços, de acordo com cada cluster, traz ganhos de eficiência, produtividade e de satisfação dos clientes”, enfatiza Lilian.




Versão para Impressão      Enviar por email
Comentários
COMENTE
Conteúdo Relacionado
Economia

Serasa indica redução no ritmo de crescimento do comércio (05/01/2012 14:00)
Agência Brasil

Vendas de Natal decepcionam lojistas apesar do pequeno acréscimo em relação ao Natal de 2010 (27/12/2011 10:00)
Agência Estado

Total de famílias endividadas cai pelo 7º mês seguido, aponta CNC (20/12/2011 14:00)
Agência Estado

A crise nossa de cada dia (10/12/2009 15:09)
Jerônimo Mendes

Responsabilidade monetária e sua sustentabilidade no Brasil (19/12/2008 09:00)
Antonio Carlos Porto Araujo

Mais Economia

Gestão

Cartilha ensina normas para atendimento no comércio (03/01/2012 11:00)
Agência Sebrae

Equipes capacitadas tendem a manter boas vendas ao longo do ano, mas é necessário investir (28/10/2010 15:00)
Da Redação

Tecnologias apuradas e até técnicas simples permitem ampliar produtividade no campo e indústria (27/10/2010 14:00)
Cléia Schmitz

Como enviar e-mail marketing sem risco de prejudicar a imagem da loja, de acordo com Abemd (15/07/2010 10:48)
Alexandre Gonçalves

Desafios da gestão familiar (20/04/2009 08:00)
Mateus de Lima Soares

Mais Gestão

Inovação

Projeto lançado no Brasil oferece suporte técnico para a entrada das MPEs na internet (08/09/2011 14:13)
Camila Stähelin

King 55 criou loja que reflete atitude "sem rótulos" da marca e a criatividade de suas coleções (18/08/2010 11:01)
Paula Arend

Para superar a crise, não tenha medo de andar na contramão (15/12/2008 11:00)
Valter Pieracciani

Mais Inovação

Internet

Projeto lançado no Brasil oferece suporte técnico para a entrada das MPEs na internet (08/09/2011 14:13)
Camila Stähelin

Como enviar e-mail marketing sem risco de prejudicar a imagem da loja, de acordo com Abemd (15/07/2010 10:48)
Alexandre Gonçalves

Mais Internet

Marketing

Após Natal, varejo começa semana com descontos de até 80% (26/12/2011 14:00)
Agência Estado

Licenciamento é opção de boas vendas no varejo (24/11/2008 17:00)
Luiz Angelotti

Mais Marketing

Mercado

Gigantes do varejo crescem menos do que as médias e grandes companhias (21/12/2011 15:00)
Agência Estado

Comércio brasileiro vive momento de pleno emprego (19/12/2011 14:00)
Agência Brasil

No varejo, não basta preços justos e produtos de qualidade. O que interessa é como os serviços facilitam a vida do cliente (18/10/2010 15:00)
Mônica Pupo

Expansão de negócios no varejo competitivo (06/03/2009 08:00)
Sérgio Dal Sasso

O valor de uma idéia (25/11/2008 13:00)
Jerônimo Mendes

Mais Mercado

Micro e pequenas

Contas externas: uma pedra no nosso sapato (09/07/2008 13:00)
Alcides Domingues Leite Júnior

Mais Micro e pequenas

Tecnologia

Automação: uma aliada para todos os momentos (20/11/2008 11:00)
Roberto Matsubayashi

Crise? O momento é de reinventar! (29/10/2008 10:00)
Robinson Oscar Klein

Redução de custos (09/10/2008 09:00)
Edison Cunha

Mais Tecnologia

Tendências

Comércio justo começa a ganhar importância como diferencial de sustentabilidade para as marcas (21/12/2011 16:00)
Raquel Rezende

King 55 criou loja que reflete atitude "sem rótulos" da marca e a criatividade de suas coleções (18/08/2010 11:01)
Paula Arend

Mais Tendências

Newsletter

Receba as principais novidades por e-mail.


Indicadores

Dólar Comercial
22.05.2012 16:15

Compra 2.0610
Venda 2.0630
Ibovespa -1.67
15:52 55643

Mais Indicadores